Menu

quarta-feira, 8 de junho de 2016

Pele masculina x feminina

No post Corpo masculino x feminino eu falei algumas diferenças físicas entre o corpo do homem e da mulher e citei algumas dicas sobre como compensar alguns desses aspectos nas roupas, nesse post vou falar sobre a diferença entre a pele do homem e da mulher e também darei algumas dicas. Uma curiosidade, sabiam que a pele é considerado o maior órgão do corpo humano e o mais pesado?


Antes de entrar na parte biológica eu pergunto: já repararam na diferença do toque ao roçar na pele de um homem e de uma mulher? A pele do homem parece mais firme, áspera e costuma ser mais oleosa, já a da mulher parece mais aveludada e delicada. Dependendo da falta de cuidado do homem essa diferença chega a ser notada visualmente! Vamos entender primeiro o por que dessas diferenças.

A testosterona produzida pelo homem aumenta a atividade das glândulas sebáceas na pele, assim tanto as glândulas quanto os poros são maiores que nas mulheres e a produção de sebo é o dobro delas consequentemente isso reflete em mais oleosidade e acne, principalmente durante o período da adolescência. Já a pele da mulher tende a ser mais seca, no entanto faz com que seu envelhecimento seja mais precoce e se manifeste com maior intensidade ao longo do tempo.


Outro ponto é em relação as camadas da pele, ambos os sexos possuem as mesmas camadas (epiderme, derme e hipoderme) o que difere nesse caso são as proporções destas camadas em cada região do corpo. A derme feminina é mais delgada do que a masculina isso também contribui para o envelhecimento mais acelerado. Deste modo a pele feminina é muito mais propensa a desenvolver rugas em locais como ao redor da boca.

A pele masculina, por outro lado, devido às diferenças hormonais é cerca de 20% mais espessa do que a feminina e tem um aspecto mais compacto e firme. Isso, somado aos músculos mais resistentes, faz com que o homem envelheça mais tarde do que a mulher, mas quando as rugas aparecem elas tendem a ser mais profundas.

Também posso citar sobre o colágeno que é uma proteína que representa 70% de toda proteína da pele e 30% do nosso corpo. Ele dá estrutura, firmeza e elasticidade à pele, é produzido naturalmente pelo corpo e também pode ser encontrada em alimentos como carne e gelatina, em cremes hidratantes ou suplementos alimentares em cápsulas ou pó.

Na pele masculina o colágeno se reduz numa velocidade constante, depois dos 25 anos cerca de 1% do colágeno do seu corpo vai embora por ano. Na pele feminina ele é afetado mais tarde, especialmente após a menopausa. Nesta fase, a pele perde elasticidade e os efeitos são mais pronunciados que na pele masculina.

Segue alguns cuidados para ter uma pele com boa aparência:
Limpeza do rosto
Ação fundamental para os homens que desejam conquistar uma pele livre de impurezas e do excesso de oleosidade, lavar o rosto pelo menos duas vezes ao dia com água fria deve ser o primeiro cuidado a ser adotado em prol de uma aparência mais bonita. Deste modo, vale a pena ficar atento também ao tipo de sabonete usado, pois, em geral, as cútis masculinas pedem versões neutras. Eu, por exemplo, uso o sabonete líquido Protex.

Hidratação da pele
Devido à forte tendência à oleosidade, a pele dos homens deve ser tratada com um hidratante matificante (que diminui o aspecto brilhante da pele), responsável por controlar a produção das glândulas sebáceas. Para obter o efeito esperado, o produto deve ser aplicado duas vezes ao dia. Eu uso o creme hidratante Neutrogena Body Care Intensive pra pele extra seca e sempre uso um sabonete hidratante no banho, normalmente da Dove ou da Nivea.

Banhos mornos
Na hora do banho opte pela água morna, pois a alta temperatura do chuveiro remove o manto hidrolipídico (camada natural de proteção da pele feita de água e gordura), favorecendo o ressecamento. Além disso, pode-se apostar em sabonetes ou géis de limpeza com pH neutro, que retiram as impurezas da cútis sem deixá-la seca.

Barba
O trato com a barba deve ser realizado, preferencialmente, após ou durante o banho. Afinal, é neste momento que a pele fica completamente limpa e com menos riscos de desenvolver irritações. Também recomenda-se a utilização de um creme de barbear, e um pós-barba com ação antisséptica, cicatrizante e calmante - ideal para o homem que tem pré-disposição à foliculite.

Eu mesma já tive problema de foliculite e depois de fazer a barba a minha pele costumava ficar como nessa foto ao lado. Então fiz uma visita a um médico dermatologista que me passou uma fórmula de creme pós barba para manipular e isso tem me ajudado muito!





Proteção contra os raios solares
Potente aliado da cútis, o protetor solar também não deve ser dispensado. Para garantir uma proteção adequada, a aplicação do produto deve acontecer pelo menos três vezes ao dia, em locais onde a luz solar pode entrar em contato com a pele. Além disso, o filtro deve ser sempre o último creme a ser passado no rosto. Esse eu mereço um puxão de orelha por não fazer com tanta frequência!
0 Comentário(s)
Comentário(s)

Nenhum comentário:

Postar um comentário