Menu

segunda-feira, 17 de outubro de 2016

Documentário - The Mask You Live In

Assisti esse documentário no Netflix e super recomendo!

Por que homem não pode chorar?
Por que homem não pode pintar as unhas?
Por que homem não pode ser sensível?
Por que homem não pode usar salto alto ou vestido?
Por que homem não pode nem expressar os seus sentimentos?

O conceito de masculinidade que está presente na nossa sociedade ainda está preso no passado e precisamos repensar em como retransmitir esse conceito de agora em diante. Sei que muitas meninas que acompanham o blog tem filhos ou pretendem ter filhos então peço que façam o esforço de assistir a esse documentário até para refletir a respeito de como será a educação dos seus filhos. Imagino que vocês não queiram que eles sofram com os mesmos medos que vocês, não é?

Lembro de uma situação que passei quando era pequeno que me chateou demais. Quando entrei na puberdade, uns 12/13 anos, os meus pelos começaram a crescer e engrossar e eu fiquei muito triste com o meu corpo, então pedi para a minha mãe me depilar com cera. Quando meu pai e meu irmão mais velho descobriram sobre isso eles fizeram questão de ir me zoar e até quiseram tirar foto da cena para poder mostrar para o resto da família. Minha mãe, para ajudar, pediu para eles pararem com a zoação e argumentou que eu era uma pessoa sensível. A intenção dela foi das melhores, mas ouço rirem até hoje a respeito desse "sensível" que ela falou.

Parece apenas uma situação familiar boba, mas me marcou e me deixou muito triste. Eu poderia listar outras diversas situações que passei dentro ou fora de casa por ter esse lado feminino aflorado e, se eu não fosse uma pessoa muito determinada, isso poderia ter me levado a uma depressão profunda ou me revoltado completamente.

Talvez hoje eu seja uma pessoa de gênero fluido por que eu me obriguei a vestir a mascara de homem para seguir a minha vida. Talvez eu tivesse tudo para ser uma moça trans, mas fui tão rebaixada durante a vida que simplesmente abaixei a cabeça e segui do jeito da sociedade. Talvez até seja por isso que o meu lado masculino as vezes exagera na raiva (exemplo: quebrei uns 3 celulares no ultimo ano os tacando na parede).

O assunto é muito sério e tenho certeza que muitas pessoas que acompanham o blog também passaram por situações como a que eu descrevi. Assistam o documentário e sintam-se a vontade para falar das situações de vocês nos comentários, nos ajudará a refletir.
0 Comentário(s)
Comentário(s)

Nenhum comentário:

Postar um comentário