sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

Exercícios para melhorar a circulação

Quantas pessoas que você conhece que passa várias horas sentada numa cadeira durante boa parte do dia? Eu mesma passo pelo menos umas 7h sentada no trabalho e esse tipo de hábito não é muito saudável para o nosso corpo, principalmente para as nossas pernocas!

Como as nossas pernas são atributos que nos favorecem bastante, falei sobre isso no post Corpo masculino x feminino, vale a pena tomar alguns cuidados para não ter problemas de circulação e acabar com marcas de varizes.

Na verdade, o bom funcionamento do corpo inteiro depende da circulação sanguínea adequada nos órgãos internos. As artérias levam o sangue oxigenado do coração para outros órgãos do corpo, incluindo as pernas, e as veias carregam sangue venoso de volta ao coração. Então além da questão visual das pernas tem outros diversos problemas que podem ser evitados com alguns cuidados simples.

A dica base para melhorar a circulação é fazer exercícios cardiovasculares regularmente, mas segue algumas dicas mais simples para melhorar a circulação:

Andando de salto
Por incrível que pareça andar de salto faz bem!! Este exercício requer um pouco de equilíbrio, mas é muito eficaz em melhorar a circulação do sangue nas pernas. Calce um belo par de sapatos, fique com a postura bem alinhada, apoie o seu peso na planta do pé (a parte logo antes dos dedos) e, em seguida, ande como se estivesse na ponta dos pés. Caminhe ao redor da casa ou do escritório para estimular as pernas e melhorar a circulação sanguínea, um par de vezes por alguns minutos por dia será ótimo para você.


Andar na ponta dos pés
Assim como andar de salto, andar nas pontas dos pés faz bem para a circulação. Se você ficar na ponta do pé e caminhar um pouco de maneira controlada, isto não só irá prolongar os dedos como também irá aliviar a pressão na circulação do sangue. Esses dias eu notei que tenho muito costume de andar na pontas dos pés em casa, pode ser a vontade de calçar um salto ou é resquício da época que eu me montava escondida xD


Exercícios no lugar
Esses exercícios foram propostos por especialistas da área e podem ser feitos em casa ou no trabalho. Servem para aliviar o inchaço e a sensação de peso nas pernas e podem também prevenir o surgimento de varizes e vasinhos. Para iniciar a prática dos exercícios, deite-se confortavelmente sobre um colchão ou colchonete com as pernas ligeiramente elevadas e estenda os braços ao longo do corpo.

- Exercício 1: Movimente as pernas. Flexione a coxa sobre o abdome (a), estenda a perna para cima (b) e então retorne a perna e a coxa para posição inicial (c e d). Repita 15 vezes cada perna.
- Exercício 2: Movimente os dedos dos pés. Flexione e estenda os dedos dos dois pés por 30 segundos. Pode ser feito sentada na cadeira do trabalho ou da aula.
- Exercício 3: Movimente os pés. Por 30 segundos, desenhe um círculo com a ponta dos pés, alternando a direção dos movimentos. Pode ser feito sentada na cadeira do trabalho ou da aula.
- Exercício 4: Movimente as panturrilhas. Estenda e flexione os pés por 30 segundos. Pode ser feito sentada na cadeira do trabalho ou da aula.
- Exercício 5: Massageie as pernas. Flexione a coxa direita sobre o abdome, coloque o joelho próximo ao queixo e segure o pé com as duas mãos (a). Estenda a perna para cima e deixe suas mãos deslizarem pelo tornozelo e joelho, fazendo uma leve pressão (b). Abaixe a perna e deixe as mãos deslizarem pela coxa, fazendo também uma leve pressão (c e d). Faça o mesmo movimento com a outra perna. Repita a série de 8 a 10 vezes.
- Exercício 6: Fortaleça a musculatura das pernas. Na posição de repouso, coloque um travesseiro ou almofada entre os pés. Pressione um pé contra o outro e levante o quadril por seis segundos.
- Exercício 7: Levante-se e movimente a panturrilha. Após apoiar os pés no solo, levante o calcanhar, fique na ponta dos pés e depois encoste novamente o calcanhar no chão. Repita o movimento 15 vezes.


Médico especialista
Se quiser visitar um especialista o cirurgião vascular, ou angiologista, cuida dos problemas envolvendo os vasos sanguíneos das pernas, braços, tronco e pescoço. Ele trata problemas nas artérias, como aneurisma de aorta, estenose das carótidas, doença arterial obstrutiva; e também problemas nas veias como teleangectasias (vasinhos), varizes e trombose.

 Fonte Sulla-Salute e Dr. Marcelo B. Dalio
0 Comentário(s)
Comentário(s)

Nenhum comentário: