Menu

sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

Livros infantis que desafiam o papel de gênero

Adaptado de feminismisforeverybody
Convivemos com o autoquestionamento por que os costumes da nossa sociedade impõe que algumas atividades são exclusivas de homens enquanto outras são exclusivas de mulheres. No entanto, a cada dia que passa entendo que o questionamento deveria ser direcionado para esses papéis pois a nossa sociedade já mudou e evoluiu muito.

Encontrei esse post com alguns livros infantis, pena que em inglês, que já questionam esses papéis de gênero e preparam as próximas gerações com um pouco de empatia. Quem tem filhos vale a pena refletir sobre como será ensinado a eles sobre papéis de gênero, isso poderá melhorar a qualidade de vida deles e das próximas gerações.


Nate bailarino
Brubaker Bradley, Kimberly. Ballerino Nate (2006).
Depois de ver uma apresentação de balé, Nate decide que ele quer aprender balé, mas ele fica em dúvida quando seu irmão Ben diz que só as meninas podem ser bailarinas.
Ou será que ele pode?
Quando Ben diz a Nate que ele vai ter que usar sapatos cor de rosa e um vestido, Nate fica muito preocupado. E quando ele descobre que é o único menino na sua aula de balé, ele começa a pensar que Ben esteja certo: talvez meninos não dançam.
Exuberante e verdadeiramente para crianças, esta é uma história calorosa e engraçada sobre disputas entre irmãos, sobre a alegria do balé e, o melhor de tudo, sobre abraçar os seus sonhos.


Oliver Button é um maricas
DePaola, Tomie. Oliver Button is a Sissy (1979).
Oliver Button era um maricas. Ele não gostava de fazer as coisas que os meninos deveriam fazer. Ele gostava de andar no bosque, desenhar, ler livros e até mesmo brincar com bonecas de papel ou se vestir.
Um menino gritou com ele e lhe disse para praticar esportes como beisebol e basquete, que não eram coisas de que gostava de fazer. Os pais de Oliver o inscreveram para uma aula de dança e ele ficou super animado porque ele teria um par de sapatos brilhantes.
Todos os meninos na escola o provocavam porque ele dançava. Eles até escreveram nas paredes que "Oliver Button é um maricas". Isso o deixou muito triste, mas ele continuou praticando porque sabia que o show de talentos estava chegando. Sua mãe fez um traje porque ele estava trabalhando duro. Finalmente chegou o dia do show de talentos e Oliver foi ótimo. Ele não ganhou o primeiro prêmio, mas todos ficaram orgulhosos dele. Quando ele andou dentro da escola, ele reparou que estava escrito na parede "Oliver Button é uma estrela".


O vestido novo do Jacob
Hoffman, Sarah. Jacob’s New Dress (2014).
Jacob gosta de se vestir junto com a sua amiga Emily, mas ele prefere fingir que é uma princesa e não um cavaleiro, bombeiro ou policial. Os meninos de sua classe provocam-no e se perguntam por que ele usa vestidos. Seu professor explica que "Jacob usa o que o que o deixa confortável, assim como você faz. Há não muito tempo atrás as meninas não podiam usar calças. Você consegue imaginar isso?"
Jacob retorna da escola para casa e diz a sua mãe que um de seus colegas de classe falou que os meninos não podem vestir vestidos. No entanto seus pais o apoiam e incentivam ele a fazer seus próprios vestidos com a ajuda de sua mãe, e ela compartilha com ele que "há todo tipo de maneiras de ser um menino".
Em nota, a autora explica como pais, educadores e conselheiros podem fazer a diferença nas vidas de crianças que não concordam com o papel do seu gênero de nascimento.


Um caminhão de bombeiros para a Ruthie
Newman, Leslea. A Fire Engine for Ruthie (2004).
Esta é a história de Ruthie, uma menina que não se anima com as brincadeiras que a sua avó preparou para ela durante uma visita. Havia belas bonecas antigas para uma festa de chá e roupas extravagantes para se vestir, mas Ruthie não deu bola. Ela preferiu colocar as bonecas em uma caixa de papelão e fingir que são bombeiros em um caminhão correndo pela cidade.
Na verdade, o carro de bombeiros, a motocicleta e o trem de brinquedo do vizinho Brian que realmente cativaram Ruthie. Finalmente ela é permitida a brincar com ele e com todos os brinquedos motorizados. Quando a avó Nana vai buscar a Ruthie, ela se depara com a menina no chão atraída pelo vroom, vroom dos motores, e ela brinca bem junto com as crianças.

Por acaso alguém tem referências de livros infantis em português para indicar??
0 Comentário(s)
Comentário(s)

Nenhum comentário:

Postar um comentário