Sendo alguém que foge do padrão binário de gênero eu acho muito interessante ver pessoas influentes abordando essa temática publicamente, isso nos ajudar a sentir que todos os seres humanos são igualmente importantes. A seleção de citações a seguir trás pessoas admiráveis falando sobre a importância da diversidade e da igualdade de gênero.
Adaptado de Zada Kent
Sempre admirei a Emma Watson principalmente pela elegância dela, inclusive já escrevi esse artigo falando sobre o estilo dela, mas fico mais feliz em saber que ela não é apenas um rostinho bonito. Frequentemente ela expressa opiniões fortes sobre igualdade de gênero, tanto que foi convidada a ser embaixadora da Boa Vontade da ONU Mulheres.
A frase citada por ela deixa claro que é importante parar de insistir que pessoas sigam papéis de gênero desatualizados e de estilo colonial. Os seres humanos são indivíduos com necessidades, vontades, desejos, características e expressões individuais.
Ser masculino não é exclusividade dos homens. Ser feminino não é exclusividade das mulheres. Atualmente há muita pesquisa científica e dados que confrontam o binarismo de gênero. Está evidente que existe muito mais além da ideia arcaica de papéis para macho e para fêmea.
moedas de bondade até que saia sexo.” - Sylvia Plath
A Sylvia Plath foi uma escritora americana que viveu entre 1932 e 1963 e era uma defensora apaixonada da igualdade de gênero. Nesse período, enquanto boa parte dos homens estavam se matando na guerra, as mulheres tiveram de assumir o controle da maioria das funções sociais que antes estavam exclusivamente nas mãos de homens. Deste modo, seus textos inspiraram diversas mulheres que participaram ativamente da revolução feminista da década de 60.
Suas obras literárias são recomendadas para quem deseja compreender melhor o feminismo e a igualdade de gênero. Assim como a frase acima que expõe a mulher como um objeto sexual, os textos dela falam principalmente da desigualdade que tantas mulheres sofreram devido aos papéis de gênero que já estavam desatualizados naquela época.
Se ela tivesse vivido além dos trinta anos de idade, imagino que ela ainda estaria escrevendo e falando sobre suas crenças, que agora incluiriam a igualdade e o tratamento justo de todos os seres humanos, independentemente de seu gênero.
Essa moça participou do programa A Vida de Jazz na televisão e foi muito aberta em relação à sua transição com o público, oferecendo uma visão interna da sua vida pessoal e da sua família. O interessante do show é como ele explora não apenas a transição física de Jazz, mas também suas transições sociais, mentais e emocionais.
Transição de gênero não pode ser confundido simplesmente com transição física. Esse processo desafiador envole pelo menos quatro tipos diferentes de transições, sendo elas: transições sociais que podem envolver mudança de nome ou de pronome, transições físicas que podem envolver alterações na sua aparência/estilo, transições médicas que podem envolver cirurgias ou terapia hormonal e transições de identidade que podem envolver uma transformação na maneira como a própria pessoa se vê.
Fora que, aos quatorze anos, Jazz compartilhou como é receber ameaças de morte com o público do programa. É possível observar as reações de Jazz e de toda a sua família enquanto processam comentários odiosos e ameaçadores deixados para ela online. Segundo The Trevor Project, 40% dos jovens transgêneros relataram ter sido fisicamente ameaçados ou ofendidos durante a vida devido à sua identidade de gênero.
porque não acho vergonhoso ser mulher.” - Iggy Pop
A frase é tão boa que eu já usei essa citação dele quando falei sobre sentimento de culpa, sem contar que na sua simplicidade ela traduz muito bem o feminismo. Já repararam que quando mulheres buscam ter atitudes socialmente classificadas como masculinas elas passam a ser respeitadas enquanto que quando homens buscam ter atitudes femininas eles são rotulados como fracos? Isso é uma visão conturbada da sociedade machista que ainda vê a mulher como um ser inferior. Na realidade não é nem um pouco vergonhoso ser mulher, tão pouco se vestir "como mulher".
Esse homem excêntrico e autêntico de setenta e poucos anos ainda passa a maior parte do tempo criando música, realizando shows ao vivo e atuando, ele também aproveita a exposição para expressar suas opiniões sobre igualdade de gênero, bem como expressão de gênero.
A respeito do crossdressing dele achei uma entrevista que ele complementa dizendo que "entre 2000 e 2010, em metade das fotos minhas em cima do palco estou usando roupas da minha mulher". Em outro trecho ele comenta sobre os anos 70, ele afirma que "usava muita roupa de mulher naque tempo, muita parafernália. Minha vida toda fiquei expert em abotoar camisas da maneira contrária. Até os 60 só usava jeans feminino porque simplesmente vestia melhor."
Para quem estiver disposto a pesquisar, suas preferências de moda são sinais aparentes de que Iggy Pop acredita muito na expressão individual, independentemente de gênero ou sexualidade.
Isso me lembra de todos os argumentos e debates que eclodiram na internet discutindo se mulheres trans são ou não mulheres de verdade.
Precisamos ser cautelosos quando qualquer grupo que parece estar lutando pela igualdade acaba restringindo sua causa a uns poucos selecionados. Não apenas precisamos ser diligentes em nossa busca pela verdadeira igualdade de gênero, mas também é imperativo que sejam inclusos todos os seres humanos de todos os gêneros, raças e culturas em nossa luta.
E eu disse que se ele corresse um pouco mais rápido,
ele também poderia. “ - Mia Hamm
Esta citação vem de uma medalhista de ouro olímpico por duas vezes. Agora aposentada do campo de futebol profissional, ela passa a maior parte do tempo desenvolvendo mais oportunidades para as meninas no esporte. Ao longo de sua carreira, Mia mostrou ao mundo o poder e a força que as mulheres têm e também como um time feminino pode realizar grandes feitos.
Essa visibilidade do futebol feminino é extremamente importante. Ainda mais depois de saber que nós tínhamos no Brasil uma lei que dizia que "às mulheres não se permitirá a prática de desportos incompatíveis com as condições de sua natureza, devendo, para este efeito, o Conselho Nacional de Desportos baixar as necessárias instruções às entidades desportivas do país”, decreto-lei 3.199 de 14 de abril de 1941.
O artigo foi criado durante a Era Vargas e esteve vigente até 1983. Durante todo esse tempo, ele proibiu, dentre os esportes considerados masculinos, a prática do futebol feminino no Brasil, acredita? Nesse período jogo era praticado de maneira escondida pelas atletas. Seriam elas futebolistas no armário?
A atriz Laverne Cox dispensa apresentações. Suas realizações, ativismo e defesa da causa falam por si só.
Quando pessoas tratam o movimento transgênero como "Ideologia de Gênero" eu fico me questionando se ideologia não seria forçar que pessoas com pinto sigam um padrãozinho enquanto pessoas com vagina sigam o padrãozinho oposto. Isso pra mim soa muito mais como ideologia de gênero do que qualquer outra coisa.
Pra mim o movimento transgênero busca simplesmente dar liberdade de expressão plena para as pessoas. Somos quem somos e não devemos nos forçar a mudar para atender as expectativas dos outros.
Quem sabe no futuro o sexo biológico de um bebê não irá determinar se os pais ficarão felizes ou desapontados. Ou se uma criança ficará mais feliz com roupas rosa ou azul, brincando com bonecas ou arminhas, muito menos dormindo melhor com roupas de cama com babados ou com um cobertor de carrinho.
Graças a alguns cientistas e médicos do mundo todo, agora temos uma compreensão mais precisa do que significa gênero. As crianças entendem seu próprio gênero por volta dos quatro anos de idade - não no momento em que nascem. O sexo de uma criança é notado no nascimento, mas não seu gênero. Apesar disso muitas pessoas assumem incorretamente que o gênero de uma criança é igual ao seu sexo biológico, assim um papel de gênero específico é imposto a essa criança no momento em que ela chega a este mundo.
O gênero existe em um espectro. E não importa se nós os entendemos completamente ou não. Porque todos os seres humanos merecem respeito e igualdade.
Cada pessoa merece ser tratada igualmente.
Independentemente do seu sexo biológico.
Independentemente da sua identidade de gênero.
E independentemente de sua expressão de gênero.