Traduzido de Bellatory
As mulheres usam roupas masculinas há muitos anos — Será que os homens estão alcançando elas?
Há muitos anos as mulheres tem gostado de usar roupas supostamente masculinas e itens da moda masculina. A aparência indiscutivelmente masculina de Ellen DeGeneres ou o uso de roupas masculinas não parecem fazer mal a ela. De fato, como alguns comentaristas já afirmaram formal e informalmente, roupas exclusivamente masculinas não existem, todas são unissex. As mulheres não são mais questionadas por usá-las desde que moças criativas como a George Sand foram pioneiras na tendência.
As mulheres também usam roupas íntimas masculinas. Já conversei com duas mulheres que usam roupas masculinas por preferência. Ambas argumentaram que as roupas masculinas são mais grossas, mais práticas e mais sensatas como simples vestimentas que tinham a função de cobrir o corpo de forma adequada e confortável.
Uma dessas senhoras também preferia usar pijamas masculinos em vez dos femininos. Ela argumentou que os pijamas masculinos se ajustavam melhor ao corpo dela. Agora me tira uma dúvida, usar essas roupas fez com que essas senhoras se identificassem como homens? Não. Uma delas afirmou categoricamente que era mulher, e não houve confusão.
O que é crossdressing?
Neste artigo, o termo crossdressing (ou travestismo) será usado apenas no contexto de homem para mulher e não significa (como muitas vezes implícito) que o homem está alterando sua aparência e se tornando uma persona feminina, como no caso das Drag Queens. De fato, em um estudo quantitativo da Escandinávia, apenas 2,8% dos homens foram identificados como crossdressers integralmente (ou travestis), para usar um termo tradicional: homens que se vestem de mulher com peruca e maquiagem.
Em vez disso, o termo crossdressing usado aqui se limita àqueles homens que costumam usar peças de vestuário femininas, total ou parcialmente, para constituir seu conjunto de roupas ou para papéis específicos enquanto funcionam ou se apresentam como homens. A proporção de crossdressers masculinos neste contexto é muito maior, embora os dados sejam limitados.
Uma estimativa conservadora de homens que se travestem no mesmo sentido que as mulheres, por assim dizer, é de cerca de 2 a 10%, uma proporção muito maior do que travestis ou transgêneros, embora uma proporção menor do que as mulheres que se "travestem" normalmente em um contexto socialmente aceitável.
O crossdressing de homem para mulher muitas vezes é inadmissível, mesmo entre amigos. Talvez seja melhor definido como não-conformismo de gênero. Hoje, as relações online estão tornando os dados e a discussão intra-masculina sobre questões de travestismo mais disponíveis. Finalmente, o crossdressing no sentido discutido aqui é despojado de conotações sexuais e “fetichismo”, embora graus variados de orgulho ou prazer possam estar associados a tal experimentação.
11 vantagens de praticar crossdressing
Há desvantagens no crossdressing, como tentar explicá-lo para sua namorada ou se preocupar com o que alguém pode pensar sobre sua interessante coleção de sapatos que você usa para se exercitar no parque à noite (sim, existem alguns homens que andam em parques usando saltos).
Além disso, as roupas femininas são muitas vezes complicadas e às vezes vistas com desdém por homens e mulheres, uma vez que muitas vezes enfatizam o estilo e a forma sobre a função (muito acanhadas ou reveladoras, muitas tiras, laços, etc). Mas quais são as vantagens do crossdressing e como as coisas estão mudando? Existem várias, e aqui está uma lista de 11 sem ordem específica.
1. Usar roupas femininas pode ajudar a manter os homens em forma
Homens preocupados com a moda e que tem interesse em usar roupas femininas geralmente descobrem que a maioria das roupas femininas disponíveis não servem neles. Elas ficam apertadas. Isso faz com que esses homens sejam mais conscientes de seu peso e tamanho. Eles podem se envolver em mais exercícios e menos excessos alimentares. As roupas femininas podem ajudar um homem a se exercitar, pois são menos volumosas quando usadas ao ar livre, mas igualmente quentes (como collants ou roupas justas quentinhas).
2. Os trajes femininos tem mais variedades
Há uma variedade infinita de roupas femininas para escolher, incluindo uma infinidade de designs e padrões, bem como estilos que um homem pode experimentar. De fato, existem mais tipos de roupas femininas do que masculinas, de lingerie a sapatos.
3. Roupas femininas usadas são mais acessíveis
Como há uma grande rotatividade de roupas femininas (porque as mulheres estão mais interessadas em roupas do que os homens), elas geralmente estão disponíveis mais baratas ou por preços mais competitivos, tanto novas quanto usadas.
As mulheres se livram das roupas com mais facilidade do que os homens, e você pode obter um bom casaco, camisa, calças ou sapatos por uma fração do que pagaria para comprar roupas masculinas equivalentes. Muitos itens de roupas femininas parecem unissex ou de gênero neutro, incluindo camisas/blusas, calças, meias, camisetas e até sapatos.
4. Roupas femininas usadas estão mais disponíveis
Com base em uma alta proporção de roupas femininas sendo descartadas em comparação com as masculinas, talvez uma cultura de segunda mão pudesse ser incentivada, incorporando homens e coleções de roupas para os pobres do mundo.
Sugiro uma visita ao site Enjoei que sei que você encontra inúmeros anúncios interessantes.
5. O traje feminino costuma ser mais confortável
Eles costumam ser mais confortáveis sendo mais macios e leves. Como as mulheres têm pele mais sensível e, em média, menos massa muscular (15% de acordo com uma estatística média), suas roupas costumam ser mais macias, suaves ou sedosas, mais elásticas, leves e flexíveis. Há algum debate sobre isso, mas no geral, a maioria dos autores conclui que as roupas femininas são mais confortáveis.
6. As roupas femininas são mais leves e menos volumosas
Por serem confeccionados com tecidos diferenciados que nem sempre são encontrados em roupas masculinas, como elastano, modal, rayon, viscose, nylon, seda e cetim, as roupas femininas são menos densas e mais finas para a mesma função. Elas são super justas e não pesam muito, mas proporcionam níveis semelhantes de proteção ao calor do que as roupas masculinas.
Considere as meias sem pés forradas de lã como calças compridas. Dado que as companhias aéreas estão reduzindo seus limites máximos de peso para bagagem, você pode economizar muito peso usando roupas femininas, especialmente se estiver visitando um clima mais frio. Elas custam menos para transportar e são menos volumosas para os viajantes.
7. Meia fina pode te proteger contra bichos e insetos
Os militares e viajantes do sexo masculino costumam usar meia-calça para proteção contra frio, calor, insetos, sanguessugas, águas-vivas e como ferramentas para pescar etc. Simplesmente não há roupas masculinas equivalentes.
8. A moda feminina é mais interessante
Mais e mais homens estão usando roupas femininas porque estão muito mais disponíveis online, e os tabus sobre usá-las estão sendo derrubados – também conhecido como moda de gênero neutro ou fluido de gênero. Certas combinações de roupas femininas, incluindo sapatos, podem ser atraentes e confortáveis para os homens.
Alguns dos meus parentes, incluindo meu irmão, comentaram o quão elegante eu pareço em uma roupa interessante – ah se eles soubessem que eu estava trajando roupas comercializadas para mulheres.
9. A moda feminina é mais divertida e criativa
Normalmente não pensamos muito sobre o que vestimos e muitas vezes usamos a mesma coisa sem pensar. Nossas roupas parecem sem graça e são negligenciadas. Se você se tornar mais consciente de suas roupas e pensar nas combinações de itens que usa e por quê, então a roupa pode ser uma fonte de prazer, até porque você pode estar vestindo coisas subversivas e inesperadas. Outro dia, usei um jeans skinny feminino com tênis da Nike de cano alto – me senti mais jovem, e ninguém no trabalho ou em público parecia se importar.
10. Crossdressing confronta o patriarcado e promove a revolução cultural
O mundo é dominado por homens de preto que parecem iguais e nem sempre representam um uso sábio do poder. Usar roupas femininas pode ajudar a minar o patriarcado no mau sentido da palavra e ajudar a criar uma cultura alternativa ou reviver modos tradicionais de vestir.
11. Mais compradores de roupas femininas ajudariam as economias
O setor de varejo está lutando para sobreviver. Mesmo as empresas online precisam se defender da concorrência acirrada. Muitos negócios estão falindo. Mas os fabricantes de lingerie e roupas, muitas vezes em países mais pobres, geram empregos e precisam de clientes. Por que os homens também não deveriam comprar roupas femininas em um segmento de mercado que cresce lentamente? Alguns homens preferem roupas femininas e podem achá-las mais baratas e mais competitivas durante as vendas.
A sociedade e o mundo da moda estão mudando
Mudanças sísmicas estão acontecendo no varejo e na moda. Estudantes de moda masculina estão experimentando roupas femininas como nunca antes (isso me foi dito por uma estudante de moda de Londres). Em alguns círculos, é tão normal que dispensa explicações ou exposições. Muitos fazem esses experimentos em particular, e há mais deles do que se supõe.
Em alguns lugares, está se tornando um novo normal. A maioria dos homens se vestem no mesmo sentido que as mulheres fazem mais abertamente. O problema é que os dados são limitados. Também tem uma tendência de alguns desses homens se apropriarem da feminilidade e fazerem afirmações sobre serem realmente mulheres trans ou não-binárias. Mas muitos homens se travestem enquanto são felizes em sua identidade masculina, incluindo muitos crossdressers que gostam de se passar por mulher.
Homens mais velhos que tiveram desejos reprimidos de experimentar itens femininos durante a maior parte de suas vidas estão finalmente percebendo que agora podem lançar alguns experimentos aqui e ali. A moda não está necessariamente se nivelando ou se tornando simétrica entre os sexos, mas há novas tendências em andamento e razões para isso. Pode ser uma tendência minoritária, mas quem precisa se juntar ao rebanho?
Os jovens definitivamente estão fazendo isso muito mais por razões práticas e modernas, e as explorações nessa área por pesquisadores e escritores estão apenas começando.