Traduzido de Gin Kim
Este post é direcionado aos pais. Se você descobriu que seu filho está escondendo umas roupas femininas no quarto dele ou em algum canto da casa: em primeiro lugar, não entre em pânico.
Vamos falar sobre os possíveis motivos dele estar com este comportamento inesperado.
1. Ele deseja fazer transição de gênero para ser uma garota
Vou começar com o dito “pior caso” pelo padrão da nossa norma social. Seu filho pode estar tendo disforia de gênero. Ele pode ou não desejar transicionar fisicamente para ter uma vida feminina e um corpo feminino. Dependendo da idade que ele tem, ele pode nem saber se realmente sente esse desejo. Se for adolescente ou pré-adolescente, provavelmente ele ainda está se descobrindo. Não sou especialista nisso, então tenho poucos conselhos que eu possa dar. Minha opinião é essa: se você, como pai, deseja que seu filho seja feliz, será que realmente importa se ele eventualmente se torne ela? Não esqueça que ele sempre será seu filho.
2. Fetiche sexual
Este pode ser um motivo mais comum do que parece: ele tem algum fetiche por roupas femininas. Contanto que ele não esteja roubando essas roupas de outras pessoas, você não deve se preocupar muito. No entanto, como acontece com qualquer fetiche, não é bom a pessoa se entregar excessivamente a ele. Mais uma vez, não sou especialista nisso. Talvez um psicólogo poderia ajudá-lo melhor nessa fase para se autocompreender.
3. Ele é um crossdresser
Ok, nesse caso ele gosta de usar roupas femininas. Isso pode ser confundido com o item 2 listado acima. Se ele gosta de usar roupas femininas, isso pode ser um fetiche? Se ele se excitar com isso pode ser que sim, mas é uma linha difícil de traçar. Inclusive alguns crossdressers se descobrem com um fetiche e depois passam a ser apenas homens que gostam de roupas e apetrechos femininos. No meu caso, por que eu gosto de roupas femininas? Porque eu acho que elas são bonitas e eu quero usar roupas bonitas. É bem simples.
Nesse caso, você pode respirar em paz. Embora eu não tenha estatísticas reais, a partir de evidências anedóticas, acho que a maioria dos crossdressers com quem já conversei são homens heterossexuais que costumam ver vidas normais. A maioria é casada e até tem filhos. Na verdade, pelo que percebi, a maioria deles gosta tanto de admirar as mulheres que se travestem. Uma declaração um tanto paradoxal, devo dizer. Mas sei que há alguma verdade nisso.
E agora, qual é o próximo passo? Conversar!
Converse com o seu filho. Também reflita um pouco: se fosse a sua filha que estivesse escondendo trajes masculinos no armário, por acaso ela estaria recebendo esse mesmo nível de atenção ou preocupação? Provavelmente não. Então, o que tornaria o caso do seu filho tão diferente? De certa forma, nossa mente é fortemente moldada pelas normas sociais. Já questionei bastante sobre isso e não vou entrar em detalhes aqui. Em suma, pergunto por que os homens não podem usar roupas femininas?
Já que ele está escondendo esse comportamento de você, provavelmente ele deve estar se sentindo mal também. Garanta a ele que está tudo bem. Busque entender a motivação dele. É muito provável que tudo acabe bem. Tente ser mais complacente com ele. Dê-lhe um pouco de espaço. Estabeleça limites para ele. Limites como não cometer crimes (roubar sutiãs, por exemplo), não ser promíscuo e assim por diante. No meu caso eu acho que sou um crossdresser que acabou bem. Seu filho também poderá ter um futuro seguro.