Traduzido de Enfemme Style
Assumir quem somos é uma das coisas mais intimidantes que jamais faremos em nossas vidas.
E sim, precisamos nos assumir para nós mesmos. Precisamos admitir e aceitar e, em última análise, abraçar que somos quem somos. Isto não é uma fase, não é um fetiche, não é algo que irá desaparecer com o tempo. Não cresceremos além de quem somos.
Depois de fazermos isso, tiramos um peso de nossos ombros que parece... bem, parece libertador. Mas isto provavelmente nos deixará com outro desafio: construir um guarda-roupa. Embora seja algo com que sonhamos durante toda a nossa vida – imaginar um guarda-roupa cheio de vestidos fofos, sapatos de salto alto, lingerie linda e... bem, eu poderia continuar... É difícil saber por onde começar. É o equivalente a ser uma criança em uma loja de doces.
À medida que começamos a construir nossos guarda-roupas, começamos a aprender o que gostamos, o que fica bem em nós, como um determinado vestido, estilo ou cor nos faz sentir e o que melhor se adapta ao nosso tipo de corpo. É um processo de aprendizagem! Quando comecei a preencher o meu armário, comprei pela primeira vez roupas que eu sempre quis usar. Foi maravilhoso. Foi libertador, fortalecedor e caro. Também foi humilhante. Eu comprava um vestido que sempre quis usar e depois ficava com o coração partido e desanimado quando ele simplesmente não parecia certo em mim. Poderia caber, mas simplesmente não parecia certo.
A maioria das roupas é desenhada de forma binária de gênero. Há uma grande diferença no tamanho e no corte das “roupas de menino” e das “roupas de menina”. Uma camisa social masculina tem um design diferente de uma camisa social feminina. Uma camiseta G para um homem não é a mesma coisa que uma camiseta G para uma mulher. Quando comecei a experimentar roupas e, finalmente, a comprar as minhas, aprendi que isso exigiria que eu conhecesse minhas medidas.
Felizmente, a maioria dos varejistas online tem uma tabela de tamanhos para gente seguir, o que me economiza muito tempo, dinheiro e dor de cabeça. Eu odeio comprar um vestido novo e ele não servir sem mim. Me sinto gorda, me sinto feia, me sinto frustrada. Dedicar alguns minutos extras para tirar minhas medidas e verificar a tabela de tamanhos é essencial nesse processo.
Quando menino, "devo" usar camisa e calça. Minha cintura tem cerca de 78cm, mas meus ombros são mais largos. Isso não é um problema, já que minha camisa e calças podem ter tamanhos diferentes. Usar um vestido não é uma tarefa tão simples. Posso encontrar um vestido bonito que sirva bem... até chegar na altura do meu torso. Pode caber na minha cintura e quadris, mas meu torso pode ser muito largo. Posso conseguir fechar o zíper, mas há uma diferença entre usar roupas que te sirvam e usar roupas que te sirvam corretamente.
Às vezes é uma questão de atitude, às vezes é porque podemos ter um tipo de corpo que não combina com a proposta para qual o vestido foi desenhado.
Então, como você começa a encontrar roupas que te caibam? Um bom primeiro passo é determinar o seu tipo de corpo – para isso você precisará medir ombros, busto, cintura e quadris.
- Ombros: Peça a alguém para ajudá-lo – é mais fácil com ajuda, mas você pode fazer sozinho – meça da ponta de um ombro ao seu redor. A fita métrica deve ficar bem alta, em volta dos ombros, no ponto de quase estar escorregando pra baixo;
- Busto: Puxe a fita métrica bem esticada na parte mais larga do busto e nas costas (mas não puxe a fita tão esticada a ponto de apertar os seus seios);
- Cintura: Meça a parte menor da sua cintura natural, logo acima da altura do umbigo;
- Quadris: Comece pelo quadril (logo abaixo do osso do quadril) e enrole a fita métrica ao redor da parte maior da sua bunda.
Você pode então tirar essas medidas e descobrir aproximadamente qual é o seu tipo de corpo e como levar isso em consideração ao procurar roupas que acentuem e embelezem sua figura.
Vamos discutir os tipos de corpo e entender 5 tipos com base na sua forma:
- Um corpo em forma de maçã (ou oval) tem um busto maior que o resto do corpo, quadris estreitos e barriga mais cheia;
- Um corpo em forma de triângulo (também conhecido como formato de pêra ou de colher) tem quadris mais largos que os ombros/busto;
- Muitos homens cisgêneros têm um corpo em formato de retângulo, o que significa linhas retas com ombros, busto e quadris que têm aproximadamente a mesma largura e pouca definição de cintura;
- No modo menino, meu corpo é mais um triângulo invertido, o que significa que meus ombros são mais largos que meus quadris;
- ...mas quando estou en femme, busco um formato de ampulheta. Uma figura de ampulheta é quando seus ombros e quadris estão equilibrados (aproximadamente na mesma largura) e você tem uma cintura definida. Esse formato é conseguido pelas almofadas das coxas, dando aos meus quadris um pouco mais... vigor, combinado com um espartilho bem ajustado.
Então eis a questão: o que vestir agora que você conhece o formato do seu corpo?
A resposta fácil é: usar o que você quiser. Quero dizer, esse é o objetivo de aceitar e abraçar esse nosso lado, não é? Mas a maioria das roupas é desenhada tendo em mente um determinado formato corporal. Faz sentido? Ok, então vamos às compras.
Em primeiro lugar, reflita sobre quais são os seus objetivos. Pode haver um determinado estilo projetado para o formato específico do seu corpo, mas saiba que muitas roupas são projetadas para chamar ou desviar a atenção de partes do seu corpo. Se você está tentando enfatizar ou minimizar certas características, procurar roupas projetadas para o formato do seu corpo deve ajudar em seus objetivos.
Se você tem um corpo em formato de maçã, comece a procurar roupas que valorizem os ombros, assim como o busto (modeladores podem ajudar nisso!) e o decote. Tops que deixam os ombros de fora podem servir, assim como tops e vestidos com alças mais finas. Decotes profundos ficarão divinos em você. Combine esses tops com uma calça preta de cintura alta ou, se você estiver realmente se sentindo bem, com leggings de couro sintético. O preto pode ajudar a alongar as pernas e fica sempre em equilíbrio com um top colorido. Se você está procurando vestidos (e quem não está), um vestido transpassado ou ciganinha vai funcionar lindamente. Nada chama a atenção como a pele de fora.
Se você tem um corpo em formato de pêra, use roupas que chamem a atenção para a metade superior do corpo. Roupas coloridas e estampas fofas podem fazer isso. Acho que muitos de nós hesitamos em usar cores que chamem a atenção. No começo eu não queria nada além de me misturar na multidão, e um vestido rosa ou um top bonito não fariam isso. Então me toquei que sou uma moça trans de 1,80m de altura e não vou me misturar de qualquer maneira, então por que não usar o que eu quiser? Ter um corpo em formato de pêra também pode tirá-lo da sua zona de conforto de outras maneiras, pois é recomendado mostrar também os ombros. Por muito tempo eu evitei isso. Eu não usava alças finas porque achava que meus ombros eram muito largos e masculinos demais. Não penso mais nisso e me recuso a me impedir de usar o que quero. Quanto a combinar aquele top de cores vivas, combine-o com uma saia que não seja muito justa, algo que não grude no corpo como uma saia lápis.
A maioria dos homens tem corpos em formato retangular. Um top brilhante e atraente e uma saia larga ficam incríveis neste tipo de corpo. Eu recomendo um top de cores vivas, algo com gola redonda combinado com uma saia preta curta. A cor brilhante vai minimizar o seu formato e a saia... bem, é super divertido usar uma saia curta. Não necessariamente uma saia justa, como uma saia lápis, mas uma saia com corte A ou algo que alargue o quadril. Sem usar modeladores, os designs peplum também ajudarão uma garota com formato retangular a criar a ilusão de uma figura mais curvilínea. Uma blusa com peplum, ou um vestido, saia ou top, vai atrair a atenção para sua cintura e deixar seus quadris mais largos. Também recomendamos para quem tem formato retangular as saias ou vestidos com detalhes que aumentam o volume, como babados, laços ou outros enfeites.
Meninas que têm corpo em formato de triângulo invertido ficarão sexy com roupas que acentuam seus quadris e pescoço. Tops com decote em V que destacam as clavículas, por exemplo. Como esse formato de corpo pode ter ombros mais largos que os quadris, você pode usar saias um pouco mais cheias. Jaquetas justas com cintura marcada e barra larga também ficam ótimas nesse tipo de corpo, pois ajudam a equilibrar ombros mais largos.
Por fim, o formato de ampulheta. Eu não tenho um formato de ampulheta naturalmente, mas posso trapacear e conseguir esse formato com a ajuda de minhas almofadas para coxas (padding), protetores de quadril e um espartilho bem ajustado. Dá muito trabalho, mas me permite criar essas novas curvas em mim. Quando você tem uma figura de ampulheta, praticamente tudo fica bem em você. Tops justos e outras roupas justas realmente ajudam a acentuar esse formato. Uma saia lápis também vai abraçar o seu corpo e criar uma silhueta muito atraente.
Claro, você pode ignorar essas diretrizes o quanto quiser. Aceitar e abraçar a sua identidade de gênero nem sempre é fácil. Sua jornada de identidade de gênero pode começar com você percebendo e desejando usar um lindo vestido. Vestir o que você quiser é um símbolo de conquista de si mesmo, de certa forma. Você pode ter negado esse seu lado por muito tempo e, finalmente, finalmente usar essa roupa é uma prova de amor e de se abraçar.
Hannah McKnight, mulher trans autora do texto |
Ótimas dicas
ResponderExcluir