Essa foi a minha apresentação no evento Exotic Generation Brasil que aconteceu no dia 19/10/2024 em Barueri-SP. Foi a minha primeira apresentação solo de pole dance e fiz questão de montar a coreografia pensando em trazer movimentos tipicamente femininos. Sem contar o figurino, com esse body super cavado e a sandália da marca Pleaser de 20cm de altura que complementam muito bem a minha propsta.
Durante os ensaios, a minha professora pediu para eu pensar na mensagem que eu gostaria de passar com essa apresentação. Na hora eu comentei que gostaria de algo sensual e empoderador, mas no fim eu percebi que a minha proposta iria bem além disso. Mesmo estando em um ambiente majoritariamente feminino, sempre notei que as pessoas tinham certas expectativas com apresentações de homens no meio. Tanto que as outras apresentações que participei em grupo eu quase sempre era a referência masculina (o guerreiro, o príncipe, o galã – até por que eu normalmente era um dos poucos homens dos estúdios), mas dessa vez eu acho que quebrei a expectativa de muita gente que me conheceu no meio.
Eu participei da categoria amadora masculina e competi apenas com outros homens, mas em outros eventos de pole dance é comum a participação de homens e mulheres na mesma categoria. Isso abre questionamento sobre questões biológicas dos corpos e cutuca a questão das pessoas trans nos esportes. Nesse caso, onde temos uma competição principalmente artística, eu acho meio indiferente separar as categorias por sexo. Tirando a força, acho até que as mulheres levam vantagem em vários outros aspectos da dança.
Aproveitando o ponto sobre gênero nos esportes, eu queria falar de outro caso interessante que tomei conhecimento recentemente. Falo de uma apresentação especial de Wellness que aconteceu no evento de fisiculturismo Roraima Classic de 2024 com o atleta San Victor de 24 anos. Para quem não conhece, a categoria Wellness sempre foi exclusivamente feminina, pois o foco dela é buscar um visual esteticamente agradável em relação aos padrões de beleza femininos. Sendo que o principal objetivo é ter os membros inferiores maiores do que os superiores numa proporção de violão.
Para buscar uma oportunidade no meio, San conversou com um organizador do evento e colocou o desejo de que os eventos de fisiculturismo tivessem uma abertura para o público gay (na verdade acho que falta espaço para os mais afeminados). Como não há uma categoria específica instituída no esporte, o organizador convidou o San para fazer uma demonstração especial ao público na categoria Wellness no evento deste ano. Parece pouco, mas a apresentação dividiu a opinião de diversos atletas ao mesmo tempo em que trazia uma discussão positiva a respeito da abertura do esporte para corpos que fogem do padrão.
É notável que San Victor é um atleta que se dedicou bastante para conquistar músculos volumosos e um percentual de gordura baixíssimo (que eu super invejo). No entanto, a estética de He-Man ou estilo super-herói parece estar longe de ser o objetivo dele. Aliás, assim como ele, eu também prefiro treinar mais os membros inferiores e evito crescer os membros superiores em busca de uma silhueta que me agrade mais. Imagino que deve ser um pouco frustrante para ele ter toda essa dedicação e não poder se apresentar em nenhum evento de fisiculturismo (que eu vejo principalmente como uma competição estética).
No fim, acho que é muito importante nós nos aventurarmos em eventos públicos como os que citei para mostrar que homens femininos existem e também merecem um pouco de espaço. Pode ter certeza que não vamos agradar a todos, mas esse não é o objetivo.
Antes de finalizar trago algumas fotos da minha apresentação que ficaram maravilhosas!
Se gostou dessas fotos aproveite para visitar o meu Patreon
e confira centenas de fotos e vídeos especiais para você!
Me perguntaram bastante sobre o meu tucking nessa foto, eu usei uma fita micropore para prender tudo no lugar. Nesse post eu explico como faz direitinho.